Pular para o conteúdo principal

Educação no campo

Para pensar o campo brasileiro com sua diversidade é necessário retomar historicamente os fatos e compreender como ao longo dos anos a relação com o campo foi se instituindo. Com isso é necessário perceber qual educação está sendo oferecida no meio rural e qual a concepção de educação está presente nessa oferta.

De modo geral a educação sempre apresentou diversos problemas como: alta evasão escolar, baixa escolarização, alto índice de repetência, entre outros. Entretanto, esses problemas são muito mais graves no meio rural.
Diante disso, tem-se lançado mão de políticas compensatórias e programas emergenciais com o objetivo de aliviar essa diferença. O modelo implantado no campo foi tão excludente que marca até hoje a ação das elites brasileiras. Buscando dados mais recentes na história do Brasil, pode-se citar o regime militar e sua política agrária, que incentivou a concentração da propriedade da terra através de incentivos financeiros, beneficiando as grandes empresas de insumos e de produtos agrícolas. Essa política teve também como objetivo principal impedir a organização dos trabalhadores(as) do campo, e, dessa forma, qualquer resistência organizada a essa política concentradora e excludente.

Para essa elite do Brasil agrário, as mulheres, indígenas, negros(as) trabalhadores(as) rurais não precisavam de escolarização, afinal para desenvolver o trabalho agrícola não precisavam aprender a ler e escrever.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Foi realizado em nossa escola o "3º Encontro de Educação do Campo", que contou com a participação da SEDUC, aqui representada pela Profª Dayse, CEFAPRO de Primavera do Leste, Assessoria Pedagógica de Poxoréu através da Profª Lêda e José Messias, Secretaria Municipal de Educação com o Prof. Lélis, professores e funcionários da "Escola Argemiro Rodrigues Pimentel" de Paraíso do Leste e Professores, Funcionários, Alunos e Comunidade de Aparecida do Leste, foi um dia muito proveitoso, pois foram realizadas discursões sobre os mais diversos assuntos, e apontando rumos para a melhoria na qualidade do ensino nas escolas "rurais". Alguns dos tópicos discutidos já estão em implantação nas escolas João Borges Vieira e Argemiro Rodrigues Pimentel, como por exemplo, a PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA entre outros. O encontro foi marcado também por apresentações de alunos e alunas, que com muito empenho, demonstraram serem verdadeiros artistas na arte de interpretar, à e

Histórico da Escola

HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL "JOÃO BORGES VIEIRA" Os pioneiros de Aparecida do Leste, chegaram à região em 42/43. Porém, a currutela só tomou forma nos idos de 59/60. Nascido em 23 de maio de hum mil e oitocentos e noventa e quatro, em Ibitiara - BA e faleceu em 17 de novembro de hum mil e novecentos e oitenta e dois em Aparecida do Leste, município de Poxoréu MT, aos 88 anos de idade. João Borges Vieira, baiano de fibra e coragem, estabeleceu-se com a família nas margens do Rio Poxoréo em 1942, local onde fundou o "Sítio Novo", e a primeira escola (com mesmo nome), e depois, no final da década de 1950, liderou todo o processo de desenvolvimento de Aparecida do Leste.( 1 ) Quando sob a liderançade João Borges, os "Vieira dos Anjos" deixaram o "Sítio Novo", se instalaram no local denominado "Cabeceira do Mangue", nome do povoado até 1962/63, até que em 1964 por escolha pessoal de uma senhora Iracy Brito, mudou para o atual nome de A