Pular para o conteúdo principal

Educação no campo

Para pensar o campo brasileiro com sua diversidade é necessário retomar historicamente os fatos e compreender como ao longo dos anos a relação com o campo foi se instituindo. Com isso é necessário perceber qual educação está sendo oferecida no meio rural e qual a concepção de educação está presente nessa oferta.

De modo geral a educação sempre apresentou diversos problemas como: alta evasão escolar, baixa escolarização, alto índice de repetência, entre outros. Entretanto, esses problemas são muito mais graves no meio rural.
Diante disso, tem-se lançado mão de políticas compensatórias e programas emergenciais com o objetivo de aliviar essa diferença. O modelo implantado no campo foi tão excludente que marca até hoje a ação das elites brasileiras. Buscando dados mais recentes na história do Brasil, pode-se citar o regime militar e sua política agrária, que incentivou a concentração da propriedade da terra através de incentivos financeiros, beneficiando as grandes empresas de insumos e de produtos agrícolas. Essa política teve também como objetivo principal impedir a organização dos trabalhadores(as) do campo, e, dessa forma, qualquer resistência organizada a essa política concentradora e excludente.

Para essa elite do Brasil agrário, as mulheres, indígenas, negros(as) trabalhadores(as) rurais não precisavam de escolarização, afinal para desenvolver o trabalho agrícola não precisavam aprender a ler e escrever.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

" Nossa mente se desenvolveu para viver no presente, o passado ficou para trás, o futuro é uma história que começa a ser escrita no momento que iniciamos uma ação, o ano que passou não podemos mudar, mas o novo ano que se anuncia pode ser o palco onde poderemos realizar todos os nossos sonhos, então, meu desejo para você é: Acredite em você e viva o presente para poder se regozijar com as delícias do futuro. " (Luis Alves) Disponível em: http://www.esoterikha.com/presentes/mensagens-de-natal-e-ano-novo-mensagens-natalinas-para-facebook.php

3º ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Foi realizado em nossa escola o "3º Encontro de Educação do Campo", que contou com a participação da SEDUC, aqui representada pela Profª Dayse, CEFAPRO de Primavera do Leste, Assessoria Pedagógica de Poxoréu através da Profª Lêda e José Messias, Secretaria Municipal de Educação com o Prof. Lélis, professores e funcionários da "Escola Argemiro Rodrigues Pimentel" de Paraíso do Leste e Professores, Funcionários, Alunos e Comunidade de Aparecida do Leste, foi um dia muito proveitoso, pois foram realizadas discursões sobre os mais diversos assuntos, e apontando rumos para a melhoria na qualidade do ensino nas escolas "rurais". Alguns dos tópicos discutidos já estão em implantação nas escolas João Borges Vieira e Argemiro Rodrigues Pimentel, como por exemplo, a PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA entre outros. O encontro foi marcado também por apresentações de alunos e alunas, que com muito empenho, demonstraram serem verdadeiros artistas na arte de interpretar, à e